Número total de visualizações de páginas

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Iluminismo

O Iluminismo foi uma corrente filosófica e cultural que atingiu o seu auge no séc. XVIII, e foi dele que originou a revolução francesa e americana. O Iluminismo valorizava o homem, e aquilo que este tinha de mais precioso, a razão. Os iluministas acreditavam que se usassem a razão iriam formar sociedades mais justas e desenvolvidas, até chegarem à felicidade.
Os filósofos, depois de formularem os direitos naturais, afirmavam que todos nasciamos iguais e que todos tinham direito À liberdade!
As sociedades de ordens eram muito criticadas pelo povo, pois a nobreza recebia privilégios por herança, mas de acordo com os ideais iluministas, todos nascem iguais e os superiores deviam tratar os inferiores como se fossem iguais a eles, estes ideias favoreciam muito a burguesia.
A tradição e a igreja também eram diferentes de acordo com os ideias iluministas, porque por estes cada um devia poder ter a religião que quizesse, ou seja, deveria haver mais tolerancia!
A educação era uma grande preocupação do iluminismo, pois acreditava-se que a divulgação do saber permitia o desenvolvimento das capacidades racionais dos indivíduos, com o objetivo de formar cidadãos, que pudessem intervir na política da nação conscientemente, e não súbditos, que obedeceriam aos soberanos. As mulheres deveriam também ter a oportunidade de estudar.
O Iluminismo defendia que o poder do rei não tinha origem divina, e que não fazia sentido um indivíduo ter todo o poder concentrado nas suas mãos.
O Liberalismo é a grande expressão enquanto sistema politico do iluminismo, que consistia em regimes parlamentares ou seja devia haver um governo que defende-se a igualdade e liberdade dos cidadãos, os governantes do governo são nomeados segundo a soberania nacional, atravez de eleiçõs, sempre que se verifique um abuso de poder do governo, o povo tinha o direito de o expulsar e escolher outro governo para o substituir.

O Iluminismo defendia o princípio da separação dos três poderes:
  •  O Legislativo, que faz as leis
  •  O Executivo, que manda executar as leis
  •  O Judicial, que julga o cumprimento da lei.
O Liberalismo oponha-se à teoria do mercantilismo, em que a riqueza de um país estava ligada à quantidade de metais preciosos que provinha das trocas comerciais, passando a defender o fisiocratismo que defendia que a riqueza provinha das riquezas naturais e que devia de haver mais liberdade.

Jean Jacques Rousseau - um famoso filosofo desta época


John Locke - Outro filósofo, mas este é conhecido por defender a tolerância


Reuniões iluministas

Sem comentários:

Enviar um comentário