Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Revolução Francesa

O inicio da revolução deu-se em Maio de 1789, depois da reunião dos estados gerais, convocados por Luís XVI para resolverem o problema da grave crise financeira, económica e social que França vivia.
Estas crises aconteceram porque:
  •  Uma minoria de privilegiados detinha a maior parte das propriedades
  •  O terceiro Estado era sobrecarregado com impostos, rendas e serviços
  •  Maus anos agrícolas
  •  Concorrência dos produtos ingleses
  •  Decadência do comércio devido à perda das colónias
  •  Elevadas despesas com a Corte e com as guerras

A reunião dos Estados Gerais em Versalhes marcou o início da Revolução Francesa porque não houve entendimento quanto à forma como deveria decorrer a votação. O Terceiro Estado, representado por uma maioria de deputados, defendia que a votação deveria ser feita por cabeça, enquanto que o clero e a nobreza defendiam a votação por ordem.
O Terceiro Estado, constituindo a esmagadora maioria da população (98%), toma a Bastilha e assume-se como Assembleia Nacional Constituinte.
O rei tentou dissolver a Assembleia Nacional Constituinte, o que provocou a revolta da população. O povo de Paris, dirigido por alguns burgueses, assaltou a Bastilha, símbolo do poder absoluto.
Depois foi feita a Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão que se centrava:
  •  Na Liberdade Individual
  •  Na Igualdade
  •  Na soberania nacional
  •  No princípio da separação dos 3 poderes

Esta declaração foi feita com base nos ideais iluministas e na declaração Americana.
Em 1791, foi feita uma nova Constituição, que estabelecia uma monarquia constitucional, que mantinha o rei mas este teria varias restrições de acordo com a  Constituição, e uma Assembleia Legislativa constituída por deputados eleitos pelos cidadãos.
No ano seguinte um grupo de revolucionários matou o rei e a rainha e em seguida assumiu o poder formando o governo da convenção que instituiu o famoso período do "TERROR", perseguindo os contra-revolucionários e oprimindo todos os que se opusessem a eles.
A burguesia moderada realizou um golpe de estado formando o governo do directório que se destacou por ter estabilizado a economia e por decretar o estado laico, isto é separou a igreja do estado.
Por fim em 1799 ocorreu outro golpe de estado liderado por Napoleão Bonaparte que formou o governo do consulado que estabilizou a economia Francesa!
Napoleão, um pouco mais tarde foi tornado imperador francês.


Declaração dos direitos do homem e do cidadão

Reunião dos estados gerais

Revolução Francesa

Execução de D. Luis XVI
Napoleão Bonaparte com o seu famoso cavalo branco

D. Luís XVI com a sua esposa Rainha Maria Antonieta

Sem comentários:

Enviar um comentário