Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Revolução Francesa

O inicio da revolução deu-se em Maio de 1789, depois da reunião dos estados gerais, convocados por Luís XVI para resolverem o problema da grave crise financeira, económica e social que França vivia.
Estas crises aconteceram porque:
  •  Uma minoria de privilegiados detinha a maior parte das propriedades
  •  O terceiro Estado era sobrecarregado com impostos, rendas e serviços
  •  Maus anos agrícolas
  •  Concorrência dos produtos ingleses
  •  Decadência do comércio devido à perda das colónias
  •  Elevadas despesas com a Corte e com as guerras

A reunião dos Estados Gerais em Versalhes marcou o início da Revolução Francesa porque não houve entendimento quanto à forma como deveria decorrer a votação. O Terceiro Estado, representado por uma maioria de deputados, defendia que a votação deveria ser feita por cabeça, enquanto que o clero e a nobreza defendiam a votação por ordem.
O Terceiro Estado, constituindo a esmagadora maioria da população (98%), toma a Bastilha e assume-se como Assembleia Nacional Constituinte.
O rei tentou dissolver a Assembleia Nacional Constituinte, o que provocou a revolta da população. O povo de Paris, dirigido por alguns burgueses, assaltou a Bastilha, símbolo do poder absoluto.
Depois foi feita a Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão que se centrava:
  •  Na Liberdade Individual
  •  Na Igualdade
  •  Na soberania nacional
  •  No princípio da separação dos 3 poderes

Esta declaração foi feita com base nos ideais iluministas e na declaração Americana.
Em 1791, foi feita uma nova Constituição, que estabelecia uma monarquia constitucional, que mantinha o rei mas este teria varias restrições de acordo com a  Constituição, e uma Assembleia Legislativa constituída por deputados eleitos pelos cidadãos.
No ano seguinte um grupo de revolucionários matou o rei e a rainha e em seguida assumiu o poder formando o governo da convenção que instituiu o famoso período do "TERROR", perseguindo os contra-revolucionários e oprimindo todos os que se opusessem a eles.
A burguesia moderada realizou um golpe de estado formando o governo do directório que se destacou por ter estabilizado a economia e por decretar o estado laico, isto é separou a igreja do estado.
Por fim em 1799 ocorreu outro golpe de estado liderado por Napoleão Bonaparte que formou o governo do consulado que estabilizou a economia Francesa!
Napoleão, um pouco mais tarde foi tornado imperador francês.


Declaração dos direitos do homem e do cidadão

Reunião dos estados gerais

Revolução Francesa

Execução de D. Luis XVI
Napoleão Bonaparte com o seu famoso cavalo branco

D. Luís XVI com a sua esposa Rainha Maria Antonieta

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Revolução Americana

Em 1776, na América do Norte, nas 13 colónias, aconteceu a primeira revolução liberal.

Houve várias causas que levaram à revolução:
  •  O Endurecimento da política colonial principalmente depois da guerra do 7 anos
  •  O governo decidiu aumentar a carga fiscal nas colónias, primeiro com novos direitos sobre os melaços e os produtos das Antilhas, depois com o imposto do selo e por fim com o algumas taxas no chá, no papel, no vidro e no chumbo. Isto tudo para recompor as fracas finanças devido ás guerras internas e a dos 7 anos
  •  Limitaram o comércio com a metrópole 
  •  Por fim, a Inglaterra recusou a inclusão de representantes americanos no parlamento de Londres.
Desde 1774 até 1776 que existiram 3 congressos, feitos pelos representantes das 13 colónias, para resolverem os problemas inglês, mas só no 3º congresso de Filadélfia é que se aprovou a declaração da independência esta incluía ideias iluministas:
  •  Todos os homens nascem iguais, o que resultou na destruição das ordens sociais privilegiadas
  •  O princípio soberania nacional, em que todos cidadãos têm o poder de nomear os seus representantes
  •  E a separação dos três poderes: legislativo, executivo e judicial
Mas a independência só foi conseguida depois de uma grande guerra que obrigou os americanos a organizarem um exército de voluntários que nada sabiam sobre guerra mas com a ajuda e a chefia de George Washington e dos franceses fez deles um bom exercito.



 
Revolução Americana
Declaração da Independência de 1776




George Washington
Boston Tea Party - marca o inicio da revolução americana




domingo, 6 de fevereiro de 2011

Iluminismo

O Iluminismo foi uma corrente filosófica e cultural que atingiu o seu auge no séc. XVIII, e foi dele que originou a revolução francesa e americana. O Iluminismo valorizava o homem, e aquilo que este tinha de mais precioso, a razão. Os iluministas acreditavam que se usassem a razão iriam formar sociedades mais justas e desenvolvidas, até chegarem à felicidade.
Os filósofos, depois de formularem os direitos naturais, afirmavam que todos nasciamos iguais e que todos tinham direito À liberdade!
As sociedades de ordens eram muito criticadas pelo povo, pois a nobreza recebia privilégios por herança, mas de acordo com os ideais iluministas, todos nascem iguais e os superiores deviam tratar os inferiores como se fossem iguais a eles, estes ideias favoreciam muito a burguesia.
A tradição e a igreja também eram diferentes de acordo com os ideias iluministas, porque por estes cada um devia poder ter a religião que quizesse, ou seja, deveria haver mais tolerancia!
A educação era uma grande preocupação do iluminismo, pois acreditava-se que a divulgação do saber permitia o desenvolvimento das capacidades racionais dos indivíduos, com o objetivo de formar cidadãos, que pudessem intervir na política da nação conscientemente, e não súbditos, que obedeceriam aos soberanos. As mulheres deveriam também ter a oportunidade de estudar.
O Iluminismo defendia que o poder do rei não tinha origem divina, e que não fazia sentido um indivíduo ter todo o poder concentrado nas suas mãos.
O Liberalismo é a grande expressão enquanto sistema politico do iluminismo, que consistia em regimes parlamentares ou seja devia haver um governo que defende-se a igualdade e liberdade dos cidadãos, os governantes do governo são nomeados segundo a soberania nacional, atravez de eleiçõs, sempre que se verifique um abuso de poder do governo, o povo tinha o direito de o expulsar e escolher outro governo para o substituir.

O Iluminismo defendia o princípio da separação dos três poderes:
  •  O Legislativo, que faz as leis
  •  O Executivo, que manda executar as leis
  •  O Judicial, que julga o cumprimento da lei.
O Liberalismo oponha-se à teoria do mercantilismo, em que a riqueza de um país estava ligada à quantidade de metais preciosos que provinha das trocas comerciais, passando a defender o fisiocratismo que defendia que a riqueza provinha das riquezas naturais e que devia de haver mais liberdade.

Jean Jacques Rousseau - um famoso filosofo desta época


John Locke - Outro filósofo, mas este é conhecido por defender a tolerância


Reuniões iluministas